Carnaval de Torres Vedras

by Be-Blogger Portugal on: Fevereiro 22nd, 2012

Contrastando com as temperaturas mais baixas que o costume, o mês de Fevereiro é sem dúvida um dos meses mais coloridos e quentes em Portugal. Com o Dia dos Namorados e o Carnaval a acontecer muito próximos um dos outro, existem muitas razões para celebrar as cores da vida, da alegria e do amor!

Com as origens que remontam à Grécia Antiga, o espírito contagiante do Carnaval espalhou-se pelos quatro cantos do mundo, adaptando-se às várias realidades sociais e culturais. Os exemplos mais mediáticos internacionalmente são o Carnaval do Rio, o Carnaval de Veneza ou o Mardi Gras de Nova Orleães. No entanto há tradições de Carnaval em muitos locais de Portugal. Assim hoje dedicamo-nos ao carismático Carnaval de Torres Vedras – O Mais Português de Portugal.

Fortemente inspirado pelo teatro, o Carnaval de Torres utiliza a máscara como um pretexto não só para transformar e quebrar as regras vigentes, mas também para inverter a ordem social e desafiar os dogmas.

Para além dos tradicionais cabeçudos e carros alegóricos, as ‘’matrafonas’’ (homens disfarçados de mulher) por sua vez são um dos ícones mais marcantes do Carnaval de Torres, que para além de serem um forte elemento satírico, demonstram ainda a capacidade de renovação mantendo-se fiéis à tradição.

O Carnaval de Torres tem um ambiente único, com as suas próprias regras e as suas próprias tradições. Este é um Carnaval diferente, destinado às pessoas que não têm receio de desafiar as regras. Assim neste dia tão divertido em todo o mundo dedicamos o nosso artigo a esta tradição portuguesa cheia de cor e diversidade porque … É Carnaval e Ninguém Leva a Mal!

 
 

leave your comment