Rock in Rio Lisboa 2012 – O Maior Festival de Música do Mundo

by Be-Blogger Portugal on: Junho 12th, 2012

 

Aconteceu há pouco mais de uma semana o Rock in Rio Lisboa 2012.

 

Esta edição contou com bastantes novidades, como acontece em todas … mas desta vez as novidades foram mais populares e a adesão do público foi bem maior. Há que dizer que o Rock in Rio Lisboa não é um festival de música como todos os outros. A particularidade deste festival é, não só acontecer 100% dentro de um cenário totalmente natural, como apelar a várias gerações de públicos ao mesmo tempo.

 

 

Enquanto que outros festivais de música apelam aos fãs das bandas para os irem ver (e depois os entretêm com diversões lateralmente), no Rock in Rio, além de se ir ver as bandas preferidas muitas são as famílias (sim Pais e filhos, todos juntos) que vão passar um dia em conjunto. Esta é uma grande particularidade deste festival que o torna único no panorama nacional … e raro no panorama internacional (com todos os perigos que uma afirmação destas pode acarretar).

 

Ora fazendo um balanço desta edição do Rock in Rio, não poderemos deixar de referir dois dos maiores sucessos junto deste público familiar: a Roda Gigante e a Montanha Russa. Se a Roda Gigante já não era novidade, a montanha russa era … e foi recebida muito bem pelos milhares de pessoas que durante horas faziam fila para andarem nela. Mais do que adrenalina ou uma volta na roda gigante, o que conta é ter uma experiência do Rock in Rio diferente e marcante.

 

 

Mas as novidades não acabaram por aqui e as duas mais populares desta edição foram a Rock Street e o concurso de Street Dance.

 

Estas foram talvez as duas mais populares novidades desta edição do Rock in Rio Lisboa 2012. A Rock Street (uma imensa e extensa rua com fachadas de prédios a imitar o ambiente do Bairro Francês de Nova Orleães) foi um verdadeiro sucesso. Com muitas lojas, animação permanente e uma imensidão de opções de distracção e de animação e entretenimento a Rock Street foi um verdadeiro sucesso perante o público de todo o festival, fosse ele metaleiro ou mais pop.

 

 

A Street Dance foi uma das surpresas dos festival. Com base numa ideia de organizar um concurso de Street Dance entre os vários países onde acontece o Rock in Rio (Portugal, Espanha, Brasil e Argentina), os vários concorrentes foram dançando e sendo votados por um júri especialista na matéria até chegar ao vencedor da edição Portuguesa (que vai concorrer ao título internacional em Buenos Aires em 2013.

 

Mas o mais surpreendente foi a adesão do público a um espectáculo que é tudo menos institucional. Com actuações regulares ao longo dos 5 dias de Rock in Rio Lisboa 2012, o público aderiu em massa a estas performances. Num palco com um cenário de um beco de Nova Iorque, os bailarinos foram dançando os vários estilos e foram fazendo as delícias de todos os que por lá estavam … e eram muitos!

 

 

Mas a história deste Rock in Rio Lisboa 2012 não se faz sem mencionar alguns concertos que foram de facto muito bons.

 

Hoje, com alguma distância, podemos dizer que o melhor concerto foi o de Bruce Springsteen. O “boss” excedeu-se e surpreendeu todos com a sua energia em palco, com a sua simpatia e com a sua capacidade de comunicação com o público. foi um dos melhores concertos de todas as edições do Rock in Rio em Lisboa. Quase duas horas de concerto, com um ritmo imparável e uma harmonia com os 70.000 fãs que assistiam impressionante. Mas há mais … Bryan Adams fez duas horas de êxitos continuas – o que levou o público ao rubro … os Maroon 5 surpreenderam tudo e todos e deram um daqueles concertos inesquecíveis (mesmo dentro de vários anos, muitos ainda vão falar desse concerto) … Joss Stone foi de uma harmonia e de uma delicadeza e de uma perfeição em palco inigualável.

 

 

Foram muitos os concertos que surpreenderam, forma muitos os momentos marcantes e pode-se dizer que, para as mais de 350.000 pessoas que passaram pelo Parque da Bela Vista, esta foi mais uma edição de sucesso.

 

A promessa de 2014 já está feita … com mais Rock Street … este é sem dúvida, pelo seu cariz, pela sua dimensão e pela sua internacionalização, o Maior Festival de Música do Mundo

 
 

leave your comment