Deixem passar as festas populares

by Be-Blogger Portugal on: Junho 20th, 2012

“Santo António já se acabou

O São Pedro está-se a acabar

São João, São João, São João

Dá cá o balão para eu brincar”

 

Será que há algum Português que ainda não entoou este “clássico” da música popular Portuguesa nos últimos dias..? Estes emblemáticos versos que querem dizer uma só coisa –de norte a sul, o país está em festa!

Cada qual com seu santo e seu feriado, todas com muita festa, sardinhas, marchas, música e animação … são assim as celebrações dos Santos Populares por Portugal, que este ano estão melhores do que nunca, e ainda prometem muita animação até ao fim do mês de Junho.

O momento mais icónico das festas populares aconteceu por Lisboa, no passado dia 12 … estamos a falar claro, das Marchas Populares. Sejam oriundos dos bairros mais tradicionais no coração de Lisboa, como Alfama ou Bairro Alto, ou do orgulhoso bairro do Alto do Pina, que levou para casa o prémio de melhor marcha pelo segundo ano consecutivo, centenas de alfacinhas desfilaram com muita cor e alegria pela animada Avenida da Liberdade.

Mas quem não quer deixar a noite acabar com o passar da última marcha, esta é provavelmente a noite em que Lisboa tem mais para oferecer. Basta começar a subir por Alfama, para começar a ver animação em cada esquina. Em cada rua nasceu um palco onde passam os “clássicos” dos Santos, a cada meia dúzia de metros foi plantada uma barraquinha de cerveja, os restaurantes, lojas ou moradores, trazem para fora o grelhador, para garantir que ninguém fica sem uma sardinha assada, e até algumas janelas do rés-do-chão viram balcões, começando a vender bifanas ou um copo de vinho.

E como diz a música, Santo António já se acabou, mas o São Pedro e o São João ainda estão para vir. Prometem muita animação por Portugal inteiro, levando a mais lugares a incontornável sardinha assada, e uma dose das tradições de cada terra. Como é o caso do Porto, que recebe já este fim-de-semana as festas de São João, onde entre os tradicionais martelinhos e alhos-porros, com certeza não vai faltar muita festa!

A todos os que ainda esperam que os Santos passem pelo seu bairro, desejamos muita diversão! Para os outros, fica o eterno cliché … “Pró” ano há mais!

 
 

leave your comment