Cocktails de verāo

by Be-Blogger Portugal on: Julho 11th, 2012

Aahhh … o mês de Agosto está mesmo à porta! Verão, sol, praia, dias que nunca mais acabam … Aqui entre nós, há alguém que não sonhe com este mês o ano inteiro? Ou que não comece a fazer planos para as férias 3 meses antes de chegar mesmo o dia de fazer a mala e partir para o seu destino de eleição?

Seja qual for o destino das férias, uma paradisíaca praia algures numa ilha do pacífico ou uma casa de campo perdida no meio do Alentejo com uma sombra fresca, todos os destinos de Verão pedem algo em comum – um cocktail bem fresco a acompanhar!

Provavelmente a bebida que nos remete mais para o Verão é a Caipirinha. Esta delícia originária do Brasil tem fãs pelo mundo inteiro, principalmente em Portugal.

Fazer um copo de Caipirinha, apesar dos seus ingredientes bem distintos, pode ser simples. Ingredientes: Gelo, Cachaça, Lima e Açúcar. Modo de Preparação: Cortar a lima em quartos e colocar num copo (de preferência largo e baixo, tipo whisky) juntamente com o açúcar e esmagar bem com um pilão. Depois juntar cachaça e por último o gelo picado. Depois basta misturar bem com a palhinha e está pronto a beber!

Para fazer uma Caipiroska, basta substituir a Cachaça por Vodka.

E também do lado de lá do Atlântico vem outra bebida que só o seu nome nos faz sentir mais viajados – o Mojito. Esta é uma especialidade de Cuba, que apesar de ainda não estar tão entranhado na cultura Portuguesa como a famosa Caipirinha, é igualmente deliciosa!

Preparar um Mojito também é bastante simples. Ingredientes: Rum, Sumo de Limão, Açúcar (de preferência xarope, mas também pode ser com açúcar branco), água tónica e Hortelã. Modo de preparação: Em copo alto pôr um colher de sopa de açúcar, 10 folhas de hortelã e o sumo de meio limão, esmagar e misturar tudo com um pilão.  Depois colocar o rum a gosto e a água tónica. Misturar bem e servir com gelo de modo a estar bem fresco.

Mas não precisamos de ir buscar bebidas “exóticas” ao outro lado do mundo para fazer bebidas refrescantes de Verão. Podemos usar ingredientes bem Portugueses, como é o caso do Vinho. Por exemplo com um Vinho Branco Seco, misturar água tónica (50/50), pôr uma rodela de limão e uma folha de hortelã, e juntar muito gelo para um branco tónico. Ou então um Vinho Rosé com muito gelo, um pouco de sumo de laranja natural e hortelã, que também fica muito bom se for preparado logo em grandes quantidades e servido bem fresco.

E para acabar, uma bebida inspirada pela primeira desta nossa modesta lista – a Morangoska. Esta sabe ainda melhor no Verão por ser feita à base de fruta fresca! Ingredientes: Morangos, Açúcar, Gelo Picado e Vodka. Modo de Preparação: Esmague muito bem 3 ou 4 morangos com uma colher de sopa de açúcar, junte o vodka e o gelo picado e misture tudo muito bem, ou se possível, ponha tudo na misturadora.

Outra coisa boa da Morangoska, é que podemos substituir o Vodka por um sumo sem gás (seja de morango, laranja ou limão, misturar fica sempre bom), e temos também um cocktail recomendado para “menores”.

É claro que esta é uma curta lista dos deliciosos cocktails bem frescos que nos podem acompanhar no Verão. São tantos os que podemos aprender e até inventar … e com o Verão a tardar a chegar, temos tempo para os decorar todos.

Para os mais “comodistas”, há sempre a clássica imperial!

 

 
 

leave your comment