O assalto às fontes

by Be-Blogger Portugal on: Setembro 5th, 2012

Chegámos ao mês de Setembro, mês de retomar o “velho ritmo” do trabalho (incluindo aqui pelo blogue da Benetton, que esteve de pausa com os nossos leitores durante o mês de Agosto). E para começar o mês e esta nova época em grande estilo aqui pelo blogue da Benetton, trazemos um projecto muito Português. Um projecto que nos maravilhou este Verão e que não podíamos correr o risco de algum dos nossos leitores não ter a oportunidade de o conhecer.

Já não é novidade nenhuma que a cidade de Guimarães é a Capital Europeia da Cultura de 2012, mas provavelmente muita gente não ouviu falar do projecto Fountain Hacks que invadiu a cidade durante o mês de Agosto.

Fountain Hacks foi uma das instalações vencedoras do concurso Performance Architecture, concurso que incentivava todos os cidadãos a darem as suas ideias para intervenções urbanas na cidade. Num mês em que o mercúrio sobe além dos 30 graus, esta instalação não podia ter sido melhor pensada – transformar as fontes da cidade em frescas esplanadas ou piscinas.

E os hackers que tomaram de assalto as pontes Vimaranenses foram os arquitectos portugueses LIKEarchitects, juntamente com o designer Ricardo Dourado. Esta dupla viu potencial onde todos viram meros elementos decorativos da cidade, viu uma forma muito divertida e original de fugir ao calor.

Foram então plantadas pela cidade mesas e cadeiras para uma refeição, espreguiçadeiras bem ao estilo de um dia na praia ou boias, escadas e pranchas que transformaram as fontes da cidade em verdadeiras piscinas.

O resultado não poderia ser outro que não um sucesso! Desde os mais aventureiros, que vestidos a rigor tomaram banho pelas fontes da cidade, até aos que aproveitaram para descontrair na esplanada com os “pés de molho”, todos usufruíram ao máximo destas fontes “hackadas”.

Uma óptima ideia que esperemos que seja uma fonte de inspiração para outras cidades Portuguesas (e de todo o mundo), principalmente nestes tempos de calor que ainda nos esperam!

 
 

leave your comment