Portugal – um país em festa

by Be-Blogger Portugal on: Setembro 12th, 2012

Infelizmente o mês de Agosto já lá vai … e depois de duas ou três semana de trabalho parece que as férias já foram há meses! Mas há lembranças que não nos deixam tão cedo – como o espírito de festa e tradição das Festas e Romarias que todos os anos invadem Portugal durante o Verão.

É verdade que as Romarias não acontecem apenas durante o Verão, havendo inúmeras outras ao longo do ano de igual importância e espírito de festa. Mas é durante estes meses que o país, de norte a sul, está em festa. É durante estes meses que as noites são quentes e longas, que as famílias se reúnem na sua terra e que o nosso espírito se enche de tradição.

E é assim, que de coração recheado de festa e tradição, se festejam os Santos Padroeiros, as Nossas Senhoras, ou simplesmente a terra. Desde as festas da Nossa Senhora da Agonia em Viana do Castelo, até às festas em honra de Nossa Senhora da Luz em Lagoa, no Algarve. Passando pelas festas de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, pelas festas do Senhor Santo Cristo na Ilha de S. Jorge, ou pelas de Nossa Senhora da Saúde  em Vila Fresca de Azeitão – esta é mesmo uma época para celebrar.

Infelizmente esta época já está a acalmar … com o último fim-de-semana passaram os últimos dias em que se faz festa por uma série de aldeias em simultâneo. Agora o ritmo acalma, mas nunca para! Ainda há que festejar por Ourém, Sintra ou Penafiel no primeiro fim-de-semana de Outubro, e “honrar devidamente” os feriados de 1 de Novembro ou 8 de Dezembro, até começar tudo de novo em Janeiro.

Resumindo, Portugal, independentemente de tudo o que se vá passando em seu redor, nunca esquece o seu espírito de festa. O espírito de celebração que nos está intrínseco e que nos torna Portugueses.

 
 

leave your comment