“No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho”

by Be-Blogger Portugal on: Outubro 24th, 2012

O verão de S. Martinho, é a lenda mágica do Outono. Naqueles dias de frios e chuvosos, em que os casacos começam a sair dos armários e as castanhas são o nosso regalo, eis que surgem dois ou três dias com um sol pleno e inexplicável que nos traz uma lufada de boa energia e alegria.

Celebrado a 11 de Novembro, o dia de S. Martinho é uma das celebrações que marcam o Outono. A lenda de S. Martinho fala da longa e dura viagem de um soldado romano desde Itália até à sua terra natal, em França. Ao passar as montanhas frias e conturbadas dos Alpes, num dia de chuva e trovoada o cavaleiro encontra ao longe um homem caído no chão. Ao aproximar-se apercebe-se que o indivíduo estava esfomeado, a pouca roupa que tinha estava rasgada e estava a tremer de frio, apenas conseguia estender a mão para pedir esmola.

S. Martinho como não tinha dinheiro, desceu do seu cavalo e retirou dos ombros o manto encarnado que trazia como protecção contra o frio e chuva torrenciais. Com a sua espada cortou o manto ao meio, e deu uma das metades ao mendigo.

Nesse instante, a chuva parou de cair, as nuvens afastaram-se e deram lugar a um sol milagroso e radiante, tornando-se num dia de verão.

A tradição de S. Martinho e o seu tempo magnífico vem celebrar a bondade de S. Martinho, assim a tradição mantem-se sem deixar esquecer as boas acções, nesta altura é costume assar as castanhas e beber vinho novo produzido com a colheita do Verão anterior.

 
 

leave your comment