Receitas portuguesas de Natal

by Be-Blogger Portugal on: Dezembro 19th, 2012

De todas as diversas tradições que envolvem as comemorações natalinas, o ponto auge do Natal é o hora da Ceia. Esse é um dos momentos mais importantes do festejo, pois é quando a família se reúne para agradecer pela vida, pelas graças concedidas e pelo nascimento e sacrifício de Jesus Cristo. A ceia natalina é sempre farta e com diferentes tipos de pratos. Em baixo deixamos algumas sugestões de natal que tantas saudades nos deixam da consoada em casa da avó onde o cheirinho do peru ou do bacalhau já se fazia sentir à porta de casa.

Arroz com Amêndoas: Refogue o arroz com a cebola, o alho e o óleo; adicione água.
Deixe a água secar em fogo baixo, se necessário, coloque mais um pouquinho.
Separadamente, coloque as amendoas com a manteiga na frigideira e doure levemente.
Finalize o arroz, misturando as amendoas e a salsa picada.

Tender de Natal:Coloque num recipiente o suco de laranja, o vinho branco e a calda de abacaxi. Adicione o tender, cubra com filme plástico e leve à geladeira. Deixe marinar por mais ou menos 12 horas. Logo após, coloque-o numa assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos. Retire a assadeira do forno. Remova o papel alumínio do tender e pincele toda a sua superfície com o mel. Coloque o tender no forno e deixe por mais 20 minutos, regando a cada 3 minutos com o líquido da marinada, ou até que a sua superfície fique dourada. Retire o tender do forno e faça alguns cortes, com uma faca afiada, na sua superfície. Espete um cravo em cada cruzamento dos riscos. Coloque o tender no centro de um prato e distribua as rodelas de abacaxi ao seu redor. Coloque uma flor dentro de cada fatia de abacaxi e sirva a seguir.

O Panetone é um dos maiores símbolos do Natal. Trata-se de um doce de origem italiana, com frutas secas e um leve sabor de baunilha. Segundo a lenda, um padeiro italiano chamado Toni havia criado um pão diferente para poder impressionar seu sogro, a partir daí, surgiu o pão do Toni (panetone). O Panetone é submetido a um processo de fermentação natural, fator responsável por deixar o doce com uma consistência bastante macia. Existem algumas variações da receita original do Panetone, como o Chocotone, o Sorvetone e a Colomba Pascal.


Bacalhau de Natal:Retire o excesso de sal do bacalhau e coloque-o no leite. Refogue as cebolas cortadas em meias luas juntamente com o alho e pimentão em tiras em ¼ de azeite. Coloque o louro e a salsa. Coloque o bacalhau sobre o restante do azeite e cozinhe. Junte ao bacalhau o refogado inicial e leve ao forno. Após cozinhar decore com o purê de batatas e ovos cozidos picados, juntamente com amêndoas laminadas. Retorne ao forno para dourar e sirva com azeitonas a gosto.

Bom apetite e BOM NATAL!

 
 

leave your comment